Presença no XXI Enanpur

Docentes e discentes do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo vinculadosao Laboratório PUPA (Laboratório de Pesquisa em Urbanidades e Patrimônio) marcaram presença no XXI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ENANPUR), que foi realizado entre os dias 20 e 24 de maio de 2025, na cidade de Curitiba-PR. O evento é um dos mais importantes fóruns acadêmicos sobre urbanismo e planejamento regional no Brasil, reunindo pesquisadores de diversas instituições para debater os rumos das cidades e dos territórios frente aos desafios contemporâneos.
Nesta edição, o Laboratório Pupa, ligado à Universidade Federal de Viçosa, apresentou quatro trabalhos que exploram temas relacionados à mobilidade urbana, produção do espaço caminhável, apropriações urbanas e impactos ambientais em áreas urbanizadas. A presença do Laboratório Pupa no ENANPUR reforça seu compromisso com a produção científica crítica e comprometida com a construção de cidades mais justas, resilientes e sustentáveis.
Durante a presença em Curitiba para o ENANPUR, o professor Ítalo Stephan teve a oportunidade de lançar seu livro “A saga de um plano diretor” e levar um pouquinho de Viçosa até Curitiba.

Os seguintes trabalhos foram apresentados:
Urbanismo tático como catalisador da mobilidade ativa em Belo Horizonte – MG: o caso das Zonas 30 e ciclofaixas temporárias
Autoras: Lourdes Caroline Ribeiro Sanches da Silva e Teresa Cristina de Almeida Faria
O estudo analisa como intervenções de urbanismo tático em Belo Horizonte têm promovido a mobilidade ativa e contribuído para uma cidade mais acessível e segura para pedestres e ciclistas.
A produção do espaço urbano caminhável brasileiro: uma revisão de escopo
Autores: Daniela Pereira Almeida, Klaus Chaves Alberto e Ítalo Itamar Caixeiro Stephan
A pesquisa sistematiza o conhecimento científico sobre a caminhabilidade no contexto brasileiro, identificando tendências, lacunas e possibilidades para o desenvolvimento de cidades mais inclusivas.
Da cultura rodoviarista à mobilidade sustentável: apropriações espontâneas na BR-440 e o direito à cidade
Autoras: Mariana de Oliveira Macêdo e Marilia Solfa
O artigo investiga como as populações urbanas se apropriam de infraestruturas rodoviárias subutilizadas, propondo uma reflexão crítica sobre o direito à cidade e o protagonismo das práticas cotidianas na construção de alternativas à hegemonia do transporte motorizado.
Efeitos das mudanças climáticas e da ocupação irregular em Área de Preservação Permanente: o caso de Lima Duarte – MG
Autores: Nivalda Maria de Campos Valeriano e Ítalo Itamar Caixeiro Stephan
A pesquisa aborda os impactos ambientais e sociais decorrentes da ocupação irregular em áreas de risco, agravados pelas mudanças climáticas, a partir do caso do município de Lima Duarte, em Minas Gerais.