Membro do PUPA participa de evento internacional em Barcelona

Professora Dra. Rosana Aparecida Pimenta, doutorando Lucas Berdague Corrêa e participantes do Triple Helix XXI Conference (esquerda para a direita).

No último mês de junho, o doutorando Lucas Berdague Corrêa, juntamente à professora Dra. Rosana Aparecida Pimenta, participaram da Triple Helix XXI Conference, que teve como temática “universidades empreendedoras e engajadas para o desenvolvimento sustentável”. O evento aconteceu na LaSalle Ramon Llull University, em Barcelona, na Espanha, entre os dias 26 e 29 de junho de 2023.

Parte da programação reuniu 12 projetos de doutorandos ao redor do mundo para que fossem avaliados por pareceristas de universidades renomadas e editores de revistas científicas internacionais, referências em estudos que relacionam governo, setor produtivo e educação superior. O projeto “Cities and universities: systemic interactions for urban management in times of crisis” (Cidades e universidades: interações sistêmicas para gestão urbana em tempos de crise), desenvolvido por ambos pesquisadores em nosso programa de pós graduação (PPG.au UFV), foi um dos selecionados para participar desse consórcio doutoral, tendo sido escolhido especialmente pela comissão organizadora do evento para integrar esse seleto grupo, uma vez que havia sido submetido inicialmente para as apresentações ordinárias.

Trata-se da tese de doutorado em desenvolvimento do pesquisador, que tem investigado as interações entre universidades federais e municípios brasileiros no enfrentamento de crises sistêmicas, como a pandemia da COVID-19. Situações de rompimentos de barragens e desastres naturais também são exemplos de momentos em que essas instituições de educação superior, sobretudo no contexto do estado de Minas Gerais, têm atuado direta e indiretamente em processos de gestão e de planejamento da vida urbana.

Além da apresentação do projeto no consórcio doutoral, foi possível para os pesquisadores conhecer grandes nomes que estudam essas relações entre governo, indústria e universidades, dialogar com outras instituições de educação superior e aprender um pouco mais sobre as práticas de produção e de divulgação científica no âmbito internacional.

A viagem possibilitou também uma visita à Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), onde tiveram conversas com professores da Faculdade de Artes e Humanidades, a fim de prospectar oportunidades mútuas de intercâmbios e parcerias interinstitucionais.

O Brasil sediará a próxima edição do evento em 2024, que acontecerá na Universidade de São Paulo, novamente no mês de junho. A UFV é uma das instituições que estará representada na organização desse novo encontro.

Texto adaptado de Lucas Berdague Corrêa